sexta-feira, 13 de março de 2020

Comunicado à Paróquia


Ota, 13.03.2020





Queridos amigos,

     Como homens e mulheres que peregrinam neste mundo a caminho do Céu, conhecemos bem a fragilidade da nossa vida. Sabemo-nos vulneráveis a doenças e epidemias que surjam no nosso mundo. Neste momento, encontramo-nos numa fase de grande ignorância face ao coronavírus COVID-19. Tudo é muito imprevisível e somos chamados aos maiores cuidados possíveis.

     Neste sentido, reunidos esta manhã os bispos das nossas dioceses portuguesas, decidiu-se e foi divulgado a informação de que não celebrássemos a Santa Missa, em comunidade, nas nossas Igrejas. Isto porque qualquer ajuntamento de grande número de população poderá contribuir para uma rápida proliferação do vírus. Assim, suspenderemos a celebração comunitária da Eucaristia na nossa Paróquia de Ota até que seja superado este estado de emergência no nosso país. Propomos que cada um assista em sua casa à Eucaristia transmitida pela televisão, pela rádio ou na Internet. A Rádio Renascença, em atenção a esta crise, transmitirá diariamente a celebração da missa, em princípio às 12 horas.

     Do mesmo modo, suspenderemos a nossa catequese e o atendimento paroquial, as reuniões e a nossa peregrinação. No que diz respeito aos funerais que entretanto aconteçam, ficará garantida a celebração, mas restringindo-a à família mais próxima do defunto.  Pedimos a compreensão de todos.

     Muitas vezes, a vida prega-nos partidas e algumas bem inesperadas. Sem alarmismos ou desânimos, encaremos este desafio com a coragem com que Cristo levou a sua cruz. E venceu. Sabemos que Ele nunca nos abandona e é sobretudo ao lado dos mais fracos que Ele se encontra. Não esqueçamos as palavras com que termina o Evangelho segundo São Mateus: “Sabei que Eu estarei sempre convosco até ao fim dos tempos.” (Mt 28, 20b). Deixamos os nossos contactos para o que for necessário. Votos de uma Santa Quaresma e de um caminho firme para a Páscoa do Senhor.

Com amizade,

A Equipa Pastoral de
Alenquer - Ota - Abrigada

P. Francisco Ludovino:
Tel.: 918757227

P. Tiago Roque
Tel.: 911132871

Sem comentários:

Enviar um comentário