segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Recordações do passado

O que existia na zona do actual Centro Paroquial

As imagens exibidas nesta página, que actualmente correspondem ao Centro Paroquial, foram pessoalmente obtidas no ano de 1998, altura em que, naquela área, qualquer das lojas ou Clube citados abaixo, já não funcionavam.
  
Um pouco da história daquela zona

Em 1855 foi inaugurado o novo serviço de carreiras diárias da Mala-Posta entre o Carregado e Coimbra, em que a primeira estação de muda de animais, localizava-se em Ota, precisamente na referida zona, onde posteriormente passou a funcionar o “Ota-Clube” e as restantes lojas (imagens abaixo), incluindo a Drogaria da família Rafael (António Rafael e João Rafael), cuja localização situava-se precisamente no espaço onde, em 1998 foi construída provisoriamente a "Casinha de Chá", para apoio às Festas de Ota (ver fotos constantes também abaixo, em "Festas em Ota".

O “Ota-Clube”, durante a sua existência, apesar do seu exíguo espaço, funcionou como local de lazer e cultura, através de inúmeros espectáculos; bailes, cinema e outros, sempre bem participados, não só pela população de Ota e arredores, mas também, por muitos militares da Base Aérea n.º 2 que na altura tinha efectivos humanos bastante elevados. Funcionou ainda, como local de realização de assembleias diversas e apoio às festas anuais de Ota (em honra de N. Sra. da Piedade, e do Espírito Santo), pelo que, concretamente, durante a sua existência foi sempre um importante ponto de encontro, trabalho e convívio.
  
Padaria Flor de Ota e Ota-Clube
Loja do Tonecas, Padaria Flor de Ota e Ota-Clube
Ota-Clube
Entrada traseira da Padaria Flor de Ota
Ota-Clube e preparação da "Casinha de Chá", para as Festas de 1998
Demolição e retirar do reboco das paredes exteriores
Antigas Lojas do Júlio das Mobílias e do Tonecas
Levantameto de paredes exteriores, mantendo partes originais
Espaço interior - levantamento de pilares
Obra concluída - Centro Paroquial



Largo Dr. Mário Madeira
e paisagem envolvente - Ota, em anos longínquos

Realidade do Largo Dr. Mário Madeira (vulgarmente conhecido por Largo da Igreja), em anos transactos.
Foto cedida pela Junta de Freguesia de Ota, que posteriormente trabalhei e utilizei na complementarização de trabalhado concretizado em determinada altura.
     Como poderão ver, ainda não existia a antiga Junta de Freguesia, que actualmente é a Casa Mortuária, nem tão pouco o bloco do edifício dos balneários, WC e moradia do pessoal de apoio.

Clique na foto para ampliação:


Festas em Ota

(Fotos da minha coleção)

1.ª "Casinha de Chá" - 5 de Setembro de 1997
Alguns dos diversos colaboradores das Festas (Laurinda, Emília Machado e António Pereira), na azáfama da cozinha que funcionava no antigo Bar do Ota-Clube - 5 de Setembro de 1997
Preparação da "Casinha de Chá", no local da antiga Drogaria da Família Rafael.
Setembro de1998





Cazinha de Chá - 2008


FOTO DOS ANOS 50

Na foto de casamento, a seguir, poderão recordar vários conterrâneos da nossa Terra, dos quais alguns já faleceram.
 
Igreja de Ota - Natal de 2002

(Arranjo fotográfico)


Sequência fotográfica da construção
do Centro Social Recreativo e Desportivo de Ota


As fotos constantes abaixo são da minha autoria e mantiveram-se durante vários anos, emolduradas e sequencionalmente expostas no bar do Centro Social Recreativo e Desportivo de Ota.
Posteriormente, foram retiradas e arrumadas em local que não lhes poderia permitir um bom estado de conservação mas felizmente, mais tarde houve quem se preocupasse com a sua recuperação, para que esta realidade histórica não se perdesse, apesar de algumas já se encontrarem incapazes.
Assim, Ricardo Mata tomou a iniciativa de scanear as que ainda sobreviveram, contribuindo desta forma para que me sentisse novamente motivado a dar o meu contributo, através do redimensionamento, recorte, e alguma melhoria das referidas imagens disponíveis abaixo.
Presentemente, estas fotos encontram-se emolduradas (em formato diferente do original), no Bar do Centro Social, cujo trabalho voluntário foi executado por Hugo Honrado.

01 de Março de 1982

13 de Março de 1983
21 de Março de 1983
4 de Abril de 1982

18 de Abril de 1982

28 de Março de 1982

16 de Maio de 1982

23 de Maio de 1982

5 de Junho de 1982



5 de Setembro de 1982

6 de Fevereiro de 1983

26 de Maio de 1983
30 de Julho de 1983


15 de Janeiro de 1984
 
As imagens acima (construção do Centro Social de Ota), foram progressivamente obtidas no período compreendido entre os caboucos e a fase terminal da obra, em que dedicados habitantes desta Freguesia, contra todas as dificuldades e obstáculos proporcionados, puseram em andamento tal projeto (da autoria do Eng. Ernesto), até à sua conclusão.
Em todo este processo seria injusto não destacar o saudoso João Manuel Ribeiro, como Fundador, Presidente e Benemérito, sem esquecer ainda a D. Margarida Maria Figueiredo Cabral da Câmara, pela doação do terreno.


Rancho Folclórico de OTA - Final dos anos 80

(Esta imagem é uma cópia fotográfica de quadro exposto no Centro Social de Ota)

Rancho Folclorico de Ota (2)

----------------------------------

Sequência de imagens, com som


1 comentário:

  1. Bom dia
    Nostalgia mesmo ver estas fotos, depois de tantos anos passados, maravilhoso.
    Parabens

    ResponderEliminar