quinta-feira, 17 de março de 2011

Japão: receios de radiação continuam a motivar êxodo

17 de Março de 2011


Informção posterior:


Autoridades japonesas advertem para eventual corte de eletricidade em grande escala


De Marta Contreras (LUSA)

Tóquio, 17 mar (Lusa) -- As autoridades nipónicas advertiram hoje que o Leste do país, que inclui Tóquio, pode ser sujeito a um corte de eletricidade em grande escala caso o consumo não seja reduzido.

Devido à vaga de frio, que se faz sentir hoje naquela parte do país, o consumo de eletricidade registou um aumento significativo, apesar das programadas interrupções geográficas, explicou o ministro da Indústria nipónico, Banri Kaieda, durante uma conferência de imprensa.

A temperatura baixou significativamente desde quarta-feira à noite nas regiões abastecidas pela empresa Tokyo Electric Power (Tepco), que explora as instalações nucleares de Fukushima, paradas desde a catástrofe de 11 de Março.

© 2011 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Fonte: EPA european

______________


Situação «razoavelmente estável» na central de Fukushima, diz AIEA

Segundo um responsável da Agência Internacional de Energia Atómica, a situação na central nuclear de Fukushima 1, no nordeste do Japão, está «razoavelmente estável».
Em conferência de imprensa, Graham Andrew garantiu que a situação naquela central é «razoavelmente estável» quando comparada com a situação verificada na véspera. Ainda, assim, admitiu que «é possível que venha a piorar».

A operação para arrefecer a piscina de combustível usado do reactor 3 com recurso a helicópteros e canhões de água terá sido bem-sucedida. No entanto, segundo a agência Kyodo, após a operação houve um aumento dos níveis de radioactividade.

De acordo com o Ministério da Ciência japonês, foram detectados a cerca de 30 quilómetros da central níveis de radiação de 0,17 milisieverts por hora, o que significa que numa exposição de seis horas pode ser absorvido o máximo de radiação considerado seguro para um ano, avança a televisão NHK.

18:17 - 17-03-2011

Fonte: A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário