quarta-feira, 31 de outubro de 2012

AO-Ota – Peregrinação - 28.10.12

O Centro de Apostolado de Oração de Ota, perfez 133 anos de existência, tendo comemorado a efeméride com uma peregrinação efectuada no dia 28 de outubro de 2012, ao Santuário de Fátima, seguida de passagem pela Igreja do Santíssimo Milagre, em Santarém (a).
.
AO - Peregrinao - 28.10.12
IMAGENS EM VÍDEO


(a) Historial:
O milagre eucarístico de Santarém

Corria o ano de 1247, segundo uns cronistas, ou o de 1266, segundo outros.
Em Santarém, hoje cidade e então vila de Portugal, vivia uma pobre mulher a quem o marido muito ofendia, por andar desencaminhado com outra.
Cansada de sofrer, foi pedir a uma bruxa judia que, com os seus feitiços, desse fim à sua triste sorte.
Prometeu-lhe esta, remédio eficaz, para o que necessitava de uma Hóstia Consagrada. Depois de naturais hesitações, a mulher consentiu no sacrilégio.
Foi à Igreja de Santo Estêvão, confessou-se e pediu comunhão. Recebida a sagrada partícula, com cautela tirou-a da boca, embrulhando-a no véu. Saiu logo da igreja e encaminhou-se para a casa da feiticeira.
Sem que ela notasse, do véu começou a escorrer Sangue. Visto o fenómeno por várias pessoas, perguntaram que ferimentos tinha, que tanto sangue fazia jorrar.
Confusa em extremo, a mulher correu logo para casa e encerrou a Hóstia miraculosa numa de suas arcas.
À tarde voltou o marido. Alta noite, acordam os dois e vêem a casa toda resplandecente. Da arca saíam misteriosos raios de luz.
Inteirado o homem do ato pecaminoso da mulher, passaram de joelhos o resto da noite, em adoração. Mal rompeu o dia, foi o pároco informado do prodígio sobrenatural.
Espalhada a notícia, meia Santarém acorreu pressurosa a contemplar o milagre.
A Sagrada Partícula foi então levada processionalmente para a Igreja de Santo Estêvão, onde ficou conservada dentro duma custódia feita de cera.
Passado algum tempo, ao abrir-se o sacrário para expô-la à adoração dos fiéis, como era costume, encontrou-se a cera feita em pedaços.
Com espanto se viu estar a Sagrada Partícula encerrada numa âmbula de cristal, miraculosamente aparecida.
Esta pequena âmbula foi colocada numa custódia de prata dourada, onde ainda hoje se encontra. Santo Estêvão é hoje a Igreja do Santíssimo Milagre.

1 comentário: