segunda-feira, 18 de junho de 2012

Maquetes de intenções - Serra e Rio de Ota

 Maquete de intenções - de Carlos Pereira 

Oportunamente serão expostas na Junta de Freguesia de Ota, duas maquetes de intenções, relativamente às áreas do Rio de Ota, Parque de Merendas e zona da antiga casa do guarda, cujas imagens constam abaixo.

As referidas maquetes são da autoria do conterrâneo CARLOS PEREIRA, que para além da permissão da reportagem fotográfica, gentilmente cedeu em texto, o seu parecer e esclarecimento sobre o trabalho:


A serra e o rio...

Na minha opinião, será um privilégio existir um dia a possibilidade de se executar na realidade este projecto.       
Um projecto desta envergadura realizado individualmente, torna-se mais forte, quando transmitido a outros, formando entre eles uma cumplicidade mútua.
É um projecto grande, arrojado até, mas que seria certamente, para a Ota o princípio de um pólo de desenvolvimento que o tempo e a evolução farão aparecer.

A SERRA
Trata-se de um espaço envolvente para lazer, onde não falte condições para que todos os utentes se sintam confortavelmente num ambiente natural. O espaço Serra foi pensado para ser um lugar sustentável.
Para além do parque de merendas, já criado, outras áreas podem nascer, como por exemplo: um parque de campismo; casas típicas de madeira (bungalows); zonas de desportos radicais; zonas de trilhos para caminhadas; zonas para a prática do B.T.T.; local para bar; e por último, condições para a prática de paintball.
Tudo isto está ligado a um posto de turismo a criar no interior da antiga casa do guarda que poderá abarcar múltiplas funções, tais como: observatório astronómico, salas para cursos profissionais, lugar para exposições de desenho, pintura, artesanato e trabalhos da universidade sénior.
Assim teremos a serra e o rio interligados com uma possível praia fluvial, trilhos ligados ao buraco da Oca, às escarpas de nidificação e ao Canhão Cársico.
Temos tempo…falta-nos talvez a  vontade?!

O RIO
O Rio deve fazer parte do cartão de visita da OTA
É por excelência uma fonte de vida, por ele passaram águas que moveram azenhas, que fizeram farinha e que deu o pão.
Nesta maquete procurei a intervenção possível juntando a harmonia de um espaço verde (jardim), num rio reabilitado, com espelhos de água constantes, onde o murmúrio da mesma nos convide a um passeio ao fim da tarde.

_____________________

DESCRIÇÃO SOBRE AS MAQUETES

Tomando como base alguns exemplos de jardins, campos selvagens da atualidade e outros que já não existem, por degradação ou extinção, construí alguns conceitos para elaborar um espaço natural, rico em natureza, e que paralelamente permitisse respirar o ar de um templo, local de culto, quase de meditação, um refúgio agradável com uma calmaria profunda, convidativa a uma sessão de ioga ao ar livre.
Tendo em conta este conceito global de um jardim “zen” elaborei uma extensa lista de estruturas materiais, elementos naturais e possíveis actividades que se possam desenvolver no jardim.
Tratando o terreno por zonas, temos então, a zona do parque de merendas; a zona edificada que contém o café/biblioteca e o parque infantil; a zona das clareiras e espaços abertos; a zona da florestação densa com pequenos caminhos pedestres de pedra tosca que a atravessa; a zona do miradouro com a maior cota; a zona das plataformas, e o por último, a zona do jardim japonês.
A zona do parque de merendas tem acesso directo ao café, fica perto da entrada e contém uma pequena estrutura de apoio com casas de banho.
A zona do café/biblioteca tem como objectivo, servir todos os utentes do parque com a possibilidade de requisitar ou alugar livros para que, em qualquer momento, ou no decorrer de eventual passeio pelo jardim possam desfrutar simultaneamente da visualização da natureza vegetal diversificada, acompanhada de uma boa leitura.
Na maior clareira encontra-se um relógio de sol, rasgado por uma fileira de colunas que têm como objectivo indicar o norte.
Na zona do jardim japonês verifica-se a existência de maior densidade e diversidade de árvores e plantas, pequenos lagos de diversas formas com algumas pontes contendo rochas em seu redor. Com estas características este jardim tornar-se-á um lugar bastante agradável, pelo que, colocou-se perto da malha de caminhos pedestres de pedra tosca, bancos corridos, de madeira.
Explorando melhor os elementos naturais presentes neste espaço verde destaca-se de imediato os diferentes tipos de árvores, tais como: castanheiros, pinheiros mansos, sobreiros, choupos, oliveiras, cerejeiras, cedros, carvalhos, figueiras, chorões, nogueiras, salgueiros, camélias, azinheiras, pereiras, laranjeiras, entre outras que bem identificam a flora do nosso Pais.
A água surge como um elemento característico dos jardins e neste caso é apresentada das mais diversas formas, como pequenos lagos no jardim japonês, uma queda de água a sul do café e um espelho de água com ligação ao maior lago do jardim.

                                                                                         Carlos Pereira


REPORTAGEM FOTOGRÁFICA


 Zona abrangendo a antiga casa do guarda da Serra,
Parque de Merendas e algum espaço lateral


A mesma maquete, vista de cima


Antiga casa do guarda da Serra e área envolvente

Zona da Ccasa do Guarda, bar e sanit´rio

Casa do guarda da Serra e Parque de Merendas


Acesso a Ota (sul), com vista do Rio, até aos Olhos d'Água


Zona dos Olhos d'Água


 Trabalhos complementares


Sem comentários:

Enviar um comentário