domingo, 20 de maio de 2012

2.º Encontro de Bandas Filarmónicas

Ota, 20 de maio de 2012

SFUPA-AFUL 20.05.12  

O 2.º Encontro de Bandas Filarmónicas realizou-se no Centro Social Recreativo e Desportivo de Ota, com a actuação das seguintes Bandas:

- Sociedade Filarmónica União e Progresso de Abrigada (SFUPA)
- Associação Filarmónica União Lapense (AFUL)



Sociedade Filarmónica União e Progresso de Abrigada
A Sociedade Filarmónica União e Progresso de Abrigada foi fundada em 1 de Dezembro de 1856, completou portanto 155 anos de existência. Segundo um estudo realizado por entidade autónoma, efectuado recentemente sobre bandas filarmónicas Portuguesas, são várias as bandas mais antigas do que a banda de Abrigada, mas esta é a 1ª das que nunca interromperam a sua actividade. Se podemos dizer que é obra, e que raramente se veem tais feitos de longevidade em outras áreas da sociedade, no mundo das filarmónicas isto é lugar  comum, pois em Portugal são centenas as bandas centenárias.
A S.F.U.P.A é instituição de utilidade pública, agraciada com a medalha de ouro do Município de Alenquer.
Possui em Abrigada uma grandiosa sede, que foi inaugurada por Sua Ex.ª o Presidente da Republica, à data o General Ramalho Eanes. 
Sendo a Colectividade um todo, a S.F.U.P.A. além da Banda que conta com cerca de 45 elementos, tem também uma escola de música com 40 alunos e 3 professores, tem uma
secção de ginástica, de hip-hop, cicloturismo e ainda uma escola de samba que é uma das mais importantes escolas de samba em Portugal.
A Banda da Abrigada agradece desde já, o muito honroso convite para estar presente.       
Bem hajam.
 
Currículo do Maestro

Paulo Santana, nasceu a 13 de Setembro de 1966 em Alegrete (Portalegre).
Aos 10 anos inicia os seus estudos musicais na Banda Euterpe Portalegrense.
Aos 17 anos ingressa na Banda do Exército onde actualmente com o posto de Sargento Ajudante, exerce as funções de trompa solista, chefe de naipe e professor na escola de música a esta banda agregada.
A nível académico, frequentou o conservatório nacional, a escola superior de instrumentistas de orquestra da Orquestra Metropolitana de Lisboa, onde salienta ter estudado trompa com James Shumacher e ter trabalhado na orquestra com o maestro Jean Marc Bourfan.
Na área da direcção, frequentou o Curso Regional de Regentes Louriçal 2002; o Curso de Direcção de Banda Ermegeira 2002 ( promovidos pelo INATEL) com os maestros Carlos Marques e Adelino Mota. Frequentou ainda o Curso de Direcção de Banda de Fermentelos com o maestro irlandês Robert Houllian.
Na vertente coral, frequentou em 2007 um curso de direcção em Santarém com o maestro Filipe Carvalheiro.
Participou em vários grupos de baile, bandas filarmónicas, orquestras de câmara e sinfónicas.
No seu percurso musical, actuou em centenas de espectáculos pelo país, desde o Algarve até ao Minho, incluindo Açores e Madeira por diversas vezes. No estrangeiro, actuou em Espanha, França, Suíça e Macau com a Banda do Exercito, na cerimonia de
entrega desta região administrativa á China.
Deslocou-se com a Banda da Bidoeira aos EUA (Elizabeth-New Jersey) nas comemorações das respectivas comunidades Portuguesas.
Recentemente começou a dedicar-se á área da composição, onde já realizou vários trabalhos, quer como compositor, quer como arranjador.          
Dirigiu a Associação Filarmónica Bidoeirense (Leiria) de 1998 a 2003.
Dirige a S.F.U.P. Abrigada desde Outubro de 2001 e o Grupo Coral Vozes Maduras, do qual é Fundador.
É ensaiador do grupo de música popular “Vida Ativa” da UTI do concelho de Alenquer.
Ensaia e é membro do Grupo ”Cantares de Amigos” do Centro Social da Ota.

--------------\\\\////--------------

  
Associação Filarmónica União Lapense
Fundada a 6 de Janeiro de 1909 devido à acção de verdadeiros amantes da música que recordamos com gratidão e respeito: José António Clemente, José António Inácio, António Anselmo de Barros e Maurício Clemente. Nesta altura, todos os elementos adquiriram os seus instrumentos musicais.
     Foram passando anos e anos de apogeu em interesse e nível artístico até que, em 1947, tal foi brutal e inesperadamente interrompido devido a um terrível e dramático acidente no regresso de uma das festas em que actuava. A camioneta que transportava os músicos “voltou-se” causando a morte a 2 elementos:
     Francisco José Miranda e Gelásio Filipe de Sousa. Os restantes elementos ficaram com ferimentos (uns com maior gravidade do que outros) e os instrumentos musicais destruídos ou danificados.
     O Povo ficou de luto, mas devido à carolice dos sobreviventes, a Banda foi ressurgindo e reapareceu renovada.
     Reiniciou a sua actividade, que muito dignificava a freguesia da Lapa mas, a 26 de Janeiro de 1957, faleceu José Miranda (Presidente e Músico) quando procedia a uma reparação eléctrica na sede da Associação.
     Apesar de tanto infortúnio, a Banda da AFUL continuou a sua actividade musical e cultural e, com esforço e boa vontade de todos, já completou um século de existência. Cem anos com momentos difíceis, mas outros de grande glória, como por exemplo, a participação na final do Concurso de Bandas da EDP em 1985.
     Em toda a sua história, figuras ilustres contribuíram para o seu desenvolvimento e evolução, das quais destacamos os Maestros: Manuel Aguiar, Manuel Inácio, Jacinto Montezo, Maurício Silva, Simões Ribeiro, entre outros.
     A Banda da AFUL é actualmente composta por cerca de 55 elementos, com idades compreendidas entre os 7 e os 70 anos e é nosso desejo que, quem vier, traga na alma o amor pela arte e mantenha sempre acesa a chama da Música a iluminar esta Associação.
     É regida pelo Maestro Acácio Aires Moreira da Silva desde 1990.


Currículo do Maestro

Acácio Aires Moreira da Silva nasceu na freguesia de São Pedro de Nogueira no Concelho de Vila Real, em Trás-os-Montes, no dia 13/10/1958. Descendente de uma família de músicos amadores cedo despertou o seu interesse para a Música. No entanto, foi em França, onde vivia com seus pais, que aos treze anos recebeu as primeiras lições ministradas pelo seu Avô paterno Manuel Maria e pelo seu tio Álvaro Moreira da Silva.
Frequentou o Conservatório de Música de Roubaix nas disciplinas de Educação Musical com a professora Madame Vantouroute e Trompete com o Professor Despès. Em 1974, regressou a Portugal, interrompendo assim os seus estudos musicais, continuando, no entanto, a sua vocação na Filarmónica de Nogueira como Trompetista.
Aos 17 anos, concorre à Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana e assim transfere-se para Lisboa com intenção de continuar os seus estudos.
Na Banda Sinfónica da G.N.R. teve como professores o Sargento Ajudante Manuel Rodrigues, em Barítono e Trombone de Canto e o Sargento Ajudante Fausto Dias, em solfejo. Entretanto, concorre ao Conservatório Nacional de Lisboa onde prossegue o seu curso. Neste Conservatório concluiu os Cursos de Viola de Arco, Composição, Educação Musical, Acústica, História da Música e classes de conjunto (Coro e Orquestra de Câmara) com os seguintes Professores: Fernando Afonso, Alberto Nunes, Cristopher Boochman, Palmira Macias, Salomé Leal, Noémia Borges, Fernanda Mela, Teresita Marques e Fernando Eldoro. Estudou Trombone de Varas com o Prof. Emídio Coutinho. Foi, até 2005, Sargento-chefe Músico, chefe de naipe dos Bombardinos, Solista e professor na Banda Sinfónica da G.N.R.
Em 1982, foi convidado como professor pela Escola de Musica e Bailado de Linda-a-Velha leccionando as disciplinas de Formação Musical, Coro, Viola de Arco e Violino, onde permaneceu até 1995. Em 1990, em representação da mesma Escola e da Câmara de Lisboa, com apoio do Ministério de Educação, deslocou-se a Paris com vinte alunos num intercâmbio de escolas com Música incluída nos seus cursos, afim de conhecer várias escolas modelo e de participar num evento cultural com o Tema “A criança, a rua e a Musica” e participar num grande Concerto Musical produzido exclusivamente por crianças.
Foi Prof. Na Escola de Musica Leal da Câmara. No Conservatório Regional Silva Marques foi Prof. de Formação Musical e Director Pedagógico, entre 1997 e 2000. Como Violetista, fez parte da Orquestra Sinfónica Juvenil, da Orquestra de Câmara Colégio Músicum e colaborou ainda com: Orquestra das escolas particulares, Orquestras de Ópera, as ex. Orquestras Sinfónica e Ligeira da Rádio Difusão Portuguesa, até a sua extinção, e Orquestra Sinfónica Portuguesa. Como Bombardino, apresentou-se várias vezes como concertista na Banda Sinfónica da G.N.R. Colaborou com as orquestras Sinfónicas da R.D.P de Lisboa e Porto Orquestra Sinfónica Portuguesa (Fundação São Carlos), Orquestra de Ópera, Orquestra da Fundação Calouste Gulbenkian.
Começou a dirigir aos 18 anos a Banda de Nogueira (sua terra natal). Mais tarde a Banda da Casa de Trás-os-Montes em Lisboa, Sociedade União Musical Alenquerense, colaboração esporádica com as Bandas de Freamunde, Azeitão e de Sacavém, Coral de Linda-a-Velha e da Renault Portuguesa. Dirige a Banda e a Escola de Música da sociedade Filarmónica Cartaxense desde 1997 e o Grupo de Cavaquinhos. É Maestro da Banda da Associação Filarmónica União Lapense e responsável da sua Escola de Música desde 1990. Em 2007/2008 fez uma pós graduação em Direcção de Orquestras de Sopro no Instituto Jean Piaget, e no mesmo frequenta actualmente o 2º ano de Mestrado em Direcção de Orquestras de Sopro.


REPORTAGEM FOTOGRÁFICA
.

Sem comentários:

Enviar um comentário