segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Excursões EAB - (1-3) Visita ao Museu das Caves Aliança - Anadia

 Excursões EAB - Visita Museu Caves Aliança - Anadia

O Aliança Underground Museum é um espaço expositivo, que se desenvolve ao longo das tradicionais caves da Aliança Vinhos de Portugal. Contemplando coleções distintas, este equipamento museológico versa áreas como a arqueologia, etnografia, mineralogia, paleontologia, azulejaria e cerâmica, abrangendo uma impressionante extensão temporal com milhões de anos.

Inseridos no grande universo da coleção Berardo, estes acervos resultam do cuidado constante do colecionador José Berardo, em imunizar peças e obras de arte, de múltiplas origens e espécies, com significado por vezes histórico, por vezes sentimental.


REPORTAGEM FOTOGRÁFICA



















___________________________________

 
Coleção Arqueológica

Conjunto de figuras em terracota com cerca de 1500 anos, provenientes da antiga cultura  Bura-Asinda--Sika, do Niger, no continente africano.







 





_______________________________



Arte Etnográfica Africana

Coleção composta por diversos objetos etnográficos, que contemplam estátuas, máscaras, armas, artigos de prestígio, joalharia, utensílios de quotidiano entre muitos outros, testemunhando a imaginação dos seus criadores e utilizadores.
































__________________________________






_________________________________

.
Escultura contemporânea do Zimbadoé

Acervo de escultura em pedra do Zimbadoé que representa um novo género de arte criado numa situação de modernização, no início da década de 1960. Reúne obras da primeira geração de artistas Tengenenge, comunidades de escultores, que desde 1966 é parte integrante do movimento artístico. Ainda em plena expansão, este movimento entrou já na sua terceira geração de artistas.











________________________________



Coleção de Minerais

Espólio composto por várias centenas de amostras de minerais provenientes, na sua grande maioria, do Brasil, dos Estados do Rio Grande do Sul e Minas Gerais.
Amdetistas, caleites, moscovitas, distenas, variedades de quartzoe turmatinas, são apenas alguns dos exemplares expostos.























 _________________________________


Coleção de Fósseis

Extraordinário património pateontológico com mais de 20 milhões de anos, dos quais constam, fósseis de rinocerontes, conchas, plantas, peixes, dentes, entre outros.
Associadas a esta coleção estão largas dezenas de modeiras petrificadas, provenientes da Argentina. 











 




___________________________________


Coleção de Estanhos

A maior coleção de estanhos do género em Portugal e uma das maiores do mundo, sendo apresentada pela primeira vez ao público, neste espaço. A coleção inclui peças do século XVI até ao iniciar do século XIX, atravessando vários movimentos artísticos como o Maneirismo, o Barroco, o Rococó, o Neoclássico e o Neo-Renascimento.









___________________________________


Azulejos

Alguns exemplares datados entre o século XVIII e a atualidade. Quase todos de origem portuguesa e francesa, pertencentes à maior coleção privada de azulejaria, que na sua totalidade abrange 500 anos do que viria a ser a forma de arte portuguesa por excelência.





























_________________________________







__________________________________


Cerâmica das Caldas

Qualificação acervo das cerâmicas das Caldas da Rainha, do chamado Período Arcaico ao Pós-Bordaliano. Composto por peças raras e originais, reune cerâmica tradicional do século XIX produzida pelos melhoires ceramistas, tais como, Rafael Bordalo pinheiro, e Manuel Cipriano Gomes.



































____________________________________































________________________________













__________________________________


Índia - Mito, Sensualidade e Ficção

Inaugurada na nova sala de exposições da Aliança Vinhos de Portugal.
Esta exposição conta com a apresentação de três grandes grupos temáticos expositivos que têm na sua grande génese, a cultuira indiana.

















 













___________________________________












Esta reportagem fotográfica é a primeira de uma série de três.
Para acesso às restantes partes da referida série, clique abaixo, na opção que pretender:
NOTA: As descrições apresentadas no decorrer da exibição das imagens constantes acima, foram extraídas de folheto informativo fornecido pelo próprio Museu.

Para mais informações aceda ao site da “ALIANÇA - Vinhos de Portugal”, clicando aqui


Sem comentários:

Enviar um comentário