sábado, 7 de janeiro de 2017

Cantar dos Reis, em Ota



Na noite de 5 para 6 de janeiro de 2017, mantendo a tradição, o Grupo do "Cantar dos Reis" repetiu a digressão pelas ruas de Ota, acompanhado novamente do Pároco, Sr. Pe. José António, que alegremente se integrou e participou durante algumas horas, por incumbências semelhantes noutras localidades.
Hoje, dia 7 de janeiro de 2017, o referido Grupo participou na missa dominical (Epifania do Senhor), realizada na Igreja paroquial de Ota, onde, para todos os presentes, cantou novamente os Reis.
No final, surgiu uma coletiva manifestação de agrado geral, sem esquecer o das crianças da Catequese, que ali se apresentaram com trajes antigos, a rigor.

.


Segue abaixo uma descrição desta tradição, através de vídeo e texto difundidos em 2016, por:



O Pintar e Cantar dos Reis tem em Portugal a sua maior expressão no concelho de Alenquer e em 2016 a celebração realizou-se, com variantes, em 9 povoações: Catém, Casal Monteiro, Mata, Penafirme da Mata, Olhalvo, Paúla, Cabanas de Torres, Ota e Abrigada. Sendo conhecida apenas como “Cantar dos Reis” ou “Cantar dos Reses” a manifestação celebrada no concelho de Alenquer implica a participação quer dos cantores-reiseiros quer dos pintores-reiseiros. O ritual começa pela constituição dos grupos que anualmente, na noite de 5 para 6 de janeiro, se reúnem para Pintar e Cantar os Reis nas suas localidades. Sem ensaios ou combinações elaboradas o grupo junta-se espontaneamente e parte pelas ruas da povoação. Os membros que vão pintar seguem à frente e, em silêncio, munidos das tintas, pincéis e lanternas pintam as fachadas, os muros e as entradas das casas com os tradicionais desenhos dos Reis. Mais atrás seguem, em maior número, os cantores – o coro liderado pelo apontador.

---------------------------------------------------------


Placa informativa
situada no Largo Dr. Mário Madeira - Ota






---------------------------------------------------------



pintar e cantar dos reis - acessar

Sem comentários:

Enviar um comentário